Esta semana deu vontade de ver um vídeo do ELP tocando a música, “Fanfarre for The Common Man” de Aaron Copland no Youtube e para minha surpresa, dei de cara com outro vídeo de um show feito em Berlin em 1987, sob a regência de James Last e sua orquestra.
Pois bem, resolvi investigar rapidamente o cidadão e dei conta de que, ele é nascido na Alemanha em abril de 1929 e na verdade chama-se, Hans Last e que a partir 1963 até hoje, lançou mais de cento e noventa títulos, isto mesmo, mais de cento e noventa títulos, entre álbuns de estúdio, shows e diversas compilações.
Ele é um exímio compositor, arranjador e regente, goza de um prestígio invejável em toda a Europa e pasmem, seu último show foi em abril de 2011, ou seja, ele não é mais um fenômeno musical, mas sim da medicina, pois continua lotando as casas de espetáculo por onde passa.
Brincadeiras a parte, James Last é um fenômeno que eu simplesmente com meio século de vida, desconhecia totalmente e fiquei muito perplexo com a sua história de vida que é dedicada totalmente à música.
E eu acabei tomando a decisão de postar um trabalho de James Last, mesmo não sendo do “metiê” do blog este tipo de música, mas levando-se em consideração que ele é o detentor de uma fantástica discografia que realmente não a conheço, mas tendo em vista que, ninguém consegue um número tão expressivo de títulos lançados se não tiver um mínimo de qualidade e talento e no caso dele, essas qualidades sobram à vontade, portanto senti como uma obrigação divulga-lo aqui no blog.
Na verdade o único trabalho que conheço é este, "The Berlin Concert", gravado 1987, que traz algumas músicas bem conhecidas como, “Fanfarre for the Common Man”, que está no vídeo logo baixo e acabou por provocar esta breve resenha, tem também, “Broken Wings”, “MacArthur Park”, que no passado na doce voz de Diana Ross foi um tremendo sucesso e “Star Wars”.
O que deu para notar na execução de “Fanfare....” é que o arranjo está muito similar ao feito pelo ELP quando do lançamento de “Works Vol. I” em 1977 (veja o vídeo abaixo), assim como “Star Wars” está com o arranjo bem parecido com o feito pelo Meco em seu álbum, "Star Wars and Other Galactic Funk", também de 1977 e que adorava pegar as trilhas sonoras dos grandes filmes e criar versões “discoteque” que fazia a alegria da moçada no final na decáda de setenta e oitenta, mas isso de forma alguma tira o mérito e o brilho desta a presentação que é bem animada e muito bem executada, com músicas muito bem selicionadas que podem agradar facilmente os jovens com mais idade, assim como eu.
Musicians:
James Last - Regente
Orchestra
Tracks:
01 Fanfare For The Common Man
02 Alfie
James Last - Regente
Orchestra
Tracks:
01 Fanfare For The Common Man
02 Alfie
03 Vienna Is Vienna
04 Eine Kleine Nachmusik
05 Roses From The South
06 Broken Wings
07 Life At The Vienna Prater
08 On The Banks Of Sacremento
09 Macarthur Park
10 That's What Friends Are For
11 Missing
12 Star Wars
"James Last - Fanfare the common Man"
"James Last - Star Wars"
"ELP - Fanfare for the Common Man"
2 comentários:
Caro Juan,
Boa Tarde....
Obrigado pelas palavras de incentivo dirigidas ao blog, muito obrigado....,
Tentei achar algum link pata te passar, mas foi em vão, pois nada encontrei....
Para a compra, encontrei este: http://www.cduniverse.com/productinfo.asp?pid=7468518
Meu amigo, a casa é sua e a satisfação em tê-lo por aqui é toda nossa, portanto volte sempre!!!!!
Eu também sou radioamador e tenho como prefixo: PU2YGM
Um forte 73's extensivo a família,
Gustavo
Amigo Gustavo, obrigado pela pronta contestacion.
Eu encontre muitas coisas maravillosas em seu blog
como amante da boa musica.
Me atrevo a receomendatre duas bandas italianas
muito boas: New Trolls e Deliruim, que no son tam conocidas pero son pra mi da excelecia!!
Espero encontrarte em radio, eu estou activo em
satélites de FM e SSB/CW.
Forte abrazo e comprimentos pra familia.
73 de Juan Carlos
Postar um comentário