Pensando no que postar hoje a caminho do trabalho, estava escutando no carro o álbum “Rewiring Genesis - A Tribute to the Lamb Lies Down on Broadway” que é um tributo ao Genesis e foi postado no blog Som Mutante do amigo Dead or ALive, com o qual estou em dívida, pois baixei o álbum e nem deixei um agradecimento e/ou um comentário sobre a obra postada, mas pretendo corrigir esta falha assim que possível, mas retornando ao assunto, foi o impulso que estava precisando para postar algo bem interessante sobre o Genesis.
O que pode acontecer quando dois noruegueses se encontram e resolvem pegar algumas preciosidades do rock progressivo, no caso as músicas do Genesis e simplesmente executá-las com apenas o uso de dois pianos?
O que pode acontecer quando dois noruegueses se encontram e resolvem pegar algumas preciosidades do rock progressivo, no caso as músicas do Genesis e simplesmente executá-las com apenas o uso de dois pianos?
Parece até o inicio de uma piada, mas não é, mas é muito fácil de responder, pois não há uma única resposta a esta equação musical que este dois músicos criaram, pois ouvindo o álbum "Genesis For Two Grand Pianos" em seu volume nº 1, criado a partir da genialidade e virtuosismo de Yngve Guddal e Roger T. Matte, mais de uma centena de respostas surgem na mente dada a tamanha inspiração e coragem destes dois músicos em escolherem o Genesis para este tributo (??) e selecionarem músicas de difícil execução sem deturparem a sua essência.
O álbum da primeira a última faixa é um primor, agrada mesmo e não é preciso gostar do Genesis ou de rock progressivo, basta gostar de música, é o suficiente para aceitá-lo como uma excelente opção musical, não sendo nem um pouco cansativo, muito pelo contrário, pois causa certa expectativa, pois afinal são dois pianos substituindo uma banda inteira e para quem está familiarizado com as músicas do Genesis conhece a complexidade estrutural inserida em suas composições, então fica difícil prever o que pode vir adiante quando o álbum é escutado nas primeiras vezes e para quem não conhece a obra do Genesis a sensação é de algo muito moderno e eclético, uma novidade musical a muito esperada, uma grata surpresa.
É muito gratificante quando este tipo de evento acontece, pois é uma prova que a música de qualidade nunca tem fim, ela é transformada, recebe uma nova roupagem, atravessando os tempos, mas continua entre nós e eu inclusive encontrei uma citação de Steve Hackett para este trabalho onde ele equipara a execução deste álbum com peças para dois pianos de Stravinsky, ou seja, um dos criadores do repertório original, curvando-se diante da habilidade de GUDDAL & MATTE em ajustar o arranjo das músicas para a realidade de dois pianos e da sua própria execução que no meu conceito foi impecável, límpida e cristalina, repleta de detalhes musicais de dificílima execução.
Não tendo mais palavras para descrever este trabalho, só me resta recomendá-lo muito a todos os amantes da música, pois com certeza estarão à frente de um trabalho de altíssimo nível que teve como fonte de inspiração a música do Genesis, um dos expoentes do rock progressivo.
Track-list:
Track-list:
1. The Fountain Of Salmacis
2. Mad Man Moon 3. Can-Utility And The Coast Liners
4. One For The Vine
5. Down And Out
6. Duke's Travels
7. Evidence Of Autumn
NEW LINK
"The Fountain Of Salmacis"
"Can-Utility And The CoastLiners"
3 comentários:
Amigos não tem dívidas, e da minha parte só cabe gratidão pela amizade.
Bela dica, eu sou um louco por tributos, as vz quebro a cara, ainda tô na fita daqueles alemães que lançaram o Genesis Project, mas tá dificil, não são isso tudo, já disse mas sou curioso, tem um tributo mesmo muito bacana "A Tribute To Genesis - The Fox Lies Down" que é diferente e anterior ao do Nick, mas vale a pena.
E assim la nave va, espero que tenha gostado prq sou um amante do Genesis era Gabriel e esse Nick Virgilio me surpreendeu muito mesmo.
Enjoy!!!!!!!!!!!!!!
Oi Gustavo. O link não está ativo. Vc poderia postar novamente, por favorrrrr????
Meu caro,
O link para este e o outro álbum postado, já estão disponibilizados na resenha.
http://www.sendspace.com/file/ji4u74
Aproveite bastante.....
Abraços,
Gustavo
Postar um comentário