Este álbum, "Rain Dances", lançado em 1977, marca a primeira mudança de estilo musical do Camel, pois com a saída do baixista Doug Ferguson que foi substituído por Richard Sinclair que deixava o Caravan e pela chegada do saxofonista Mel Collins que já havia tocado no King Crimson, se agrega a banda, e com ele um toque jazzístico é mesclado ao rock progressivo, dando um novo direcionamento musical ao trabalho da banda.
A bem da verdade, esta mudança não foi totalmente espontânea, pois havia um desejo da banda em dar um novo rumo aos novos trabalhos visando uma aceitação comercial mais intensa, uma vez que o rock progressivo como era produzido começava a entrar em choque com interesses comerciais de gravadoras e rádios FM's e o próprio movimento de certo modo começava a perder força pela chegada de novos movimentos musicais que estavam sendo gerados aquela época.
"Rain Dances" é sem dúvida um excelente álbum e a leve mudança de estilo musical sofrida, apenas serviu para confirmar o que todos já sabem, ou seja, sobra talento e inspiração a banda e o álbum que foge totalmente a um tema central, com músicas descoladas umas das outras é garantia de muito divertimento e descontração.
A única observação mais contundente a este trabalho é que eu senti a falta da presença um pouco mais efetiva dos teclados de Peter Bardens que aparece de forma brilhante nas músicas "Skilines" e "Rain Dances" e da flauta mágica de Andy Latimer que era uma característica marcante nos trabalhos anteriores do Camel, mas isto é uma coisa pessoal minha e o que mais importa neste trabalho é poder escutar a evolução musical de uma das melhores bandas de rock progressivo de todos os tempos.
Álbum altamente recomendado para amantes ou não do movimento progressivo.
Músicos:
Andrew Latimer / guitar, flute, vocal on 3, 4 & 5 some piano, bassPeter Bardens / keyboards
Andy Ward / drums, percussion
Richard Sinclair / bass, vocal on 3, 5
Mel Collins / saxophone
MúsicosConvidados:
Martin Drover / trumpet on 6, cor Flugel on 8
Malcolm Griffiths / trombone on 6, 8
Brian Eno / acoustic and electric piano, Mini Moog, cloches on "Elke"
01."First Light" (Bardens, Latimer)
02."Metrognome" (Bardens, Latimer)
03."Tell Me" (Bardens, Latimer)
04."Highways of the Sun" (Bardens, Latimer)
05."Unevensong" (Bardens, Latimer, Ward)
06."One of These Days I'll Get an Early Night" (Bardens, Mel Collins, Latimer, Sinclair, Ward)
07."Elke" (Latimer)
08."Skylines" (Bardens, Latimer, Ward)
09."Rain Dances" (Bardens, Latimer)
Bonus-tracks:
10. Highways Of The Sun (Single Version)
11. First Light (BBC "Sight & Sound" In Concert)
12. Metrognome (BBC "Sight & Sound" In Concert)
13. Unevensong (BBC "Sight & Sound" In Concert)
14. Skylines (BBC "Sight & Sound" In Concert)
15. Highways Of The Sun (BBC "Sight & Sound" In Concert)
16. One Of These Days I'll Get An Early Night (BBC "Sight & Sound" In Concert)
Link.
"Rain Dances"
"Unevensong"
2 comentários:
Vcs postam umas coisas q não sei não... rs. É q esse é mais um post ótimo dos discos q adoro e há muito, mas muito tempo q não escuto. Tenho o vinil nacional, comprado há pouco mais de 30 anos. Ótima resenha. O chato aqui só não concorda com o q vc disse, Gustavo, a respeito da participação de Pete Bardens. No "Breatless" é q penso q ele estava mais discreto- se destacando mais no uso do piano elétrico.
"Rain Dances", um bom equilíbrio entre músicas com vocal e instrumental.
Tudo de bom, Gustavo!
Ok, meu amigo..
Seu comentários são sempre bem vindos e fato de não concordar com algo escrito é a melhor parte para mim, pois significa que você leu a resenha e ela o fez pensar e a mim também após ler o seu comentário, pois vou escutar mais algumas vezes o Rain Dances e compara-lo com Breathless....
Fico muito grato pela sua visita....
Um Forte abraço,
Gustavo
Postar um comentário