O nome do álbum vem bem a calhar, "Antique Dreams", tendo em vista, que desta vez, o Tangerine Dream de Edgar Froese, foi ao fundo do baú e nos brinda com músicas muito raras, na maioria apresentadas em um programa para a TV Alemã nos anos oitenta e algumas outras que foram apresentadas apenas nos shows nesta mesma época.
Logo de cara, nota-se a importante influência que a musica do Pink Floyd em sua fase mais psicodélica exerceu nos primeiros anos de vida do Tangerine Dream, espelhadas nas músicas "Oedipus Tyrannus Overture" e "Ultima Thule- Part One", no mínimo inspirador.
Também há a forte presença de Johannes Schmoelling, que também é um fenômeno de inspiração, um músico de primeiríssima categoria e que contribuiu muito nos anos oitenta e noventa, faz se presentes nestas músicas, que simplesmente ignoravam as fortes tendências que ditavam as regras musicais da época, “Graças a Deus”.
O “cover” em versão eletrônica para a música, “House Of The Rising Sun”, é fantástico, um primor, mas sei que tem muita gente que torce o nariz, dizendo que a música não tem nada a ver com Tangerine Dream, mas acredito que assistindo o vídeo abaixo esta impressão seja desfeita.
Eu respeito a opinião, mas não concordo, pois encaro este tipo de atuação, como um ato de coragem, pois afinal de contas, a música é fruto do trabalho de uma banda muito querida por muitos, o “The Animals”.
A música, “Phaedra Of Nottingham”, é uma releitura do clássico álbum, “Phaedra”, feita especialmente para uma turnê pela Inglaterra que acontecia em 1990 e "Sorcerer And Thief", tinha sido apresentada no “San Francisco Mill Valley Film Festival” e nunca editada oficialmente.
Outra curiosidade contida neste álbum fica por conta da música “Cool Breeze de Brighton” que foi feita a partir de extratos e idéias retiradas de álbuns anteriores e foi apresentada de forma inédita na Turnê Anglo-Saxônica de 1986.
Em resumo, este álbum está repleto de novidades (...pelo menos para mim...) e registra de forma definitiva um importante período da trajetória do Tangerine Dream, com músicas que em sua maioria estavam no limbo, portanto, recomendar este álbum, antes de qualquer coisa é uma obrigação, pois mais uma vez, Edgar Froese mostrou a que veio.
ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!
Edgar Froese,
Peter Baumann,
Chris Franke,
Johannes Schmoelling,
Paul Haslinger,
Ralf Wadephul
Tracks:
01. Oedipus Tyrannus Overture (5:36)
02. Ultima Thule, Part One (Remix) (3:23)
03. Calymba Caly (Section Ancient Part, including Thermal Inversion) (9:50)
04. Flock Of Bluebirds (3:34)
05. Speed Dragon (3:16)
06. Edinburgh Castle (8:46)
07. Moorland (Remix) (4:02)
08. Sorcerer And Thief (6:32)
09. Southend Mall (4:29)
10. Cool Breeze Of Brighton (10:19)
11. Phaedra Of Nottingham (5:22)
12. House Of The Rising Sun (4:41)
LINK
"Cool Breeze Of Brighton"
"Calymba Caly"
"House Of The Rising Sun"
Nenhum comentário:
Postar um comentário