Peter Gabriel, é uma das últimas lendas vivas do rock progressivo, pois já fez e passou por tudo nesta vida, então nada mais justo que abrir mais um pequeno espaço para ele e sua música.
Uma característica marcante de seu talento é a teatralidade que ele imprime em suas músicas, como se fosse um ator interpretando um personagem cantor, pois de costume em sua época no Genesis e depois inicialmente em sua carreira solo, era comum vê-lo com roupas estranhas, fantasias, todo maquiado, para dar vida às histórias que contava através das músicas que cantava.
Foi, sem dúvidas, um período áureo do rock progressivo, onde o que mais contava não era a tecnologia, e sim o talento e o virtuosismo, características que já não são mais vistas há muito tempo, sendo que um dos “Últimos Moicanos” a se aventurar nesta seara foi o Fish, vocalista do Marillion na década de oitenta, aliás, um fã confesso de Peter Gabriel, mas não um mero copiador, mas um grande admirador do estilo e da forma de se apresentar e cantar de seu ídolo, talvez o único que tenha conseguido chegar perto do que representa a figura carismática de Peter Gabriel dentro e fora dos palcos, por ter também ter uma forte personalidade.
Muito recentemente eu acabei chegando a uma triste história que cercou a saída de Peter Gabriel do Genesis, por ter sofrido pressões feitas por Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks, excetuando-se Steve Hackett que não participou de tal conluio, contra seu grande amigo e isto tudo, por conta principalmente de Peter Gabriel ser uma unanimidade dentro da banda e naturalmente por estar sempre em evidência, ou seja, inveja e ciúmes foram os ingredientes para pôr fim a uma história de sucesso que a banda certamente poderia ter mantido até hoje.
Esta nefasta história está muito bem descrita no blog Som Mutante, do amigo Dead, um lobo que mantém sua alcatéia com muita competência e propriedade e exatamente por suas colocações, estimularam os poucos neurônios que ainda me restam, a fazer esta resenha.
Este bootleg, que por sinal tem um nome muito sugestivo, “A New Perspective”, gravado no “University Great Hall”, Lancaster, Inglaterra, no dia vinte e cinco de agosto de 1978, é uma pequena amostra de seu trabalho solo, pois até então, ele só tinha produzido apenas dois álbuns de estúdio.
Curiosamente, ele canta, “The Lamb Lies Down on Broadway” e uma versão muito louca de “A winter shade of pale” do Procol Harum e as demais músicas que se destacam são, On The Air; Moribund the Burgermeister; Humdrum; D.I.Y.; I Don't Remember e Solsbury Hill que mostram um Peter Gabriel mais pop, porém de forma mais sofisticada, que ainda carregava toda a teatralidade que tão bem o caracteriza.
Um músico como Peter Gabriel, sempre está muito bem acompanhado e a prova disto é que parte do King Crimson está presente para a formação da banda, nas figuras de Tony Levin e Robert Fripp, que dão um peso extra a este magnífico trabalho.
Eu não conheço toda a obra de Peter Gabriel fora do Genesis, porém seu passado o qualifica e o certifica com muita facilidade, portanto não restando alternativa, só posso recomendá-lo muito, por tudo o que fez e ainda poderá fazer pela música.
ALTAMENTE RECOMENDADO, SEMPRE!!!!
Peter Gabriel - lead vocals, background vocals, piano, synthesizer
Bayete - Keyboards
Roy Bittan - keyboards
Jerry Marotta - drums, background vocals
Tony Levin - basses, stick, background vocals
Sid McGinnis - guitar, mandolin, slide guitar, background vocals
Robert Fripp - guitars, Frippertronics
Larry Fast - synthesizers
Timmy Capello - saxophone
George Marge - recorder
Tracks:
CD1
01 Introduction
02 On The Air
03 Moribund the Burgermeister
04 Modern Love
05 Flotsam and Jetsam
06 White Shadow
07 A Wonderful Day in a One Way World
08 Humdrum
09 Waiting for the Big One
10 Band Introductions
11 D.I.Y.
12 Home Sweet Home
CD2
01 A Whiter Shade of Pale
02 Here Comes the Flood
03 Slowburn
04 Mother of Violence
05 I Don't Remember
06 Solsbury Hill
07 Perspective
08 The Lamb Lies Down on Broadway
NEW LINK
"Solsbury Hill"
"On The Air"
8 comentários:
Sempre gentil com este lobo senil,rs
Te indico pra ver e postar e ter, o Peter Gabriel Live in Milano de 2003, fácil de achar no youtube.
Resumo pra vc ok?
Ele tava fazendo suas coisinhas e um amigo falou: Vamos fazer um show?
Ele: Ok, é isso que faço.
Aí o amigo descreveu a idéia que teve.
Um palco único, com tudo por baixo, e o pessoal entrando e saindo entre as músicas, convidando músicos especiais e claro quem ele quisesse.
Qdo sabedor de tudo ele endoidou...rs
Ele disse: Qto vai custar isso? Nós não temos grana e etc e tal.
O amigo falou que a renda pagaria e que ele tinha fontes pra financiar.
Bem, o resto só num post mesmo, olha só qdo falo de amizade pra vc, o Levin tava em turnê e ele avisa, que ia rolar o lance, ele cancela tudo e chama mais dois amigos um batera maravilhoso que vc vai pesquisar qdo tiver o nome e ve-lo tocar, um monstro e um guitarrista absurdo (ídem nas pesquisas) e se junta aos dois sonhadores.
Bem, um pouco antes do show, com tudo preparado, o Peter pergunta: Será que conseguiremos colocar pelo menos 10% do estádio hoje na estréia?
Mas sabia ele que a turnê toda jáestava esgotada e as contas pagas com lucro, todos os serviços pagos e etc, o cara deixou ele fazer o que sabe, ser artista.
Aí ele entra e vê o estádio cheio, depois comentou que foi uma das coisas mais lindas que já havia visto (ele estaba fazia tempo sem se apresentar ao vivo por isso a insegurança).
http://www.youtube.com/watch?v=Ww9JS8dJ9fY aqui vc tem só uma idéia do que foi se ainda não viu.
http://www.cduniverse.com/search/xx/movie/pid/6384666/a/Peter+Gabriel+-+Growing+Up+Live.htm
o show é esse e se tiver dificuldades o que duvido me avisa, mas vc acha, eu ganhei de presente de uma amiga querida.Assisti essa semana inteirinho e no final duvido que vc não esteja pleno como eu ou o pessoal que estava lá.
É isso, divagações de um lobo doido.
Enjoy!!!!!!!!!
Ah, e nenhuma música do Genesis em momento algum e quase duas horas de show.
E o Levin é o cara, só vendo o carinho e ele ainda apresenta pra plateía como Uncle Tony, irmão mesmo, isso é amizade, isso é respeito e por isso tenho o Tony Levin em alta estima mesmo, é o cara, basta ver.
E a turnê vc viu é a Growing Up Live in Milano
rs
Enjoy!!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=eoPRPXzac5o&NR=1
Numa das vezes que ele cita o Tony ele canta de ponta cabeça com a filha, não resisto, to assistindo e lembrando de vc,rs
Enjoy!!!!!!!!
Meu irmão,
Não sei nem o que dizer.....rsrsrssr, é uma postagem dentro de uma postagem, simplesmente fantástico...... para mim é um prêmio.....
Como você está dando este empurrãozinho, não me resta alternativa, senão tirar todo o proveito desta sua dica, pesquisar muito e preparar uma resenha a altura de sua alcatéia......
Fico muito grato por estar gastando tanta energia comigo.....,
Dead, isto é coisa de irmão, um amigo de verdade..... obrigadíssimo!!!
Volte sempre!!!
Forte abraço,
Gustavo
Poderia atualiza o link deste grande trabalho?
Obrigado,
Fox
Fox,
Ai estão os novos links:
http://www.megaupload.com/?d=X3AQ8V31
http://www.megaupload.com/?d=MP3Q5FDE
http://www.megaupload.com/?d=JKG6SJA0
Abraços,
Gustavo
Hi! Links are very dead, con you fix them, oh please!
Anyway, thanks very much for this incredible amount of beatiful music.
Jorge from México!
Jorge,
O link foi substiuido.
Abraços,
Gustavo
Postar um comentário