Arjen Lucassen, criador do projeto Ayreon, consegue neste álbum, "Into The Electric Castle - A Space Opera", lançado em 1998, reunir músicos renomados de diversas vertentes musicais em um impressionante e audacioso trabalho, que começa a encantar pela arte gráfica da capa e de um livreto completo, muito bem desenhado com todas as letras das músicas, sendo parte integrante deste álbum com um design belíssimo, que é assinado por Jef Bertels.
Neste projeto, é contada a história de oito pessoas originárias de diferentes eras da humanidade, onde são trancadas juntas em um estranho lugar que não possui tempo ou espaço, em uma estranha dimensão, porém uma voz misteriosa fala com eles, orientando-os sobre sua perigosa missão para encontrar o caminho de volta para casa, e para tanto teriam que encontrar o "Electric Castle", mas para isso, teriam que vencer seus medos mais íntimos para sobreviver a esta louca aventura.
Para dar vida a este complicado enredo, Arjen Lucassen, reuniu nomes de peso como, Fish (Ex Marillion), Damian Wilson (Rick Wakeman); Clive Nolan (Pendragon) e o grande mestre This Van Leer (Focus), bem como vários outros músicos que confesso que não os conheço, porém, garantidamente são de primeira linha também.
O nível de detalhes e cuidados que foram dispensados a este trabalho é tão grande, que Arjen Lucassen fez questão de ter uma voz específica para cada personagem como se num teatro fossem se apresentar e também preocupou-se em reunir mais de dez exímios músicos em torno de seu projeto mais audacioso, pois este é o terceiro de sete álbuns produzidos ao longo de mais de quinze anos de carreira.
Fica até um tanto difícil classificar a que tribo pertence este trabalho, pois ele funde várias linhas musicais no desenvolvimento da história, com batidas muito típicas do metal, mas ao mesmo tempo com um clima progressivo, por conta de sintetizadores muito bem explorados e guitarras afiadas como se fossem katanas, pois o som é cortante como o fio de uma espada.
Além disto, os vocais foram escolhidos acertadamente, portanto identificar se é uma coisa ou outra, é totalmente secundário tendo em vista a grandiosidade deste projeto, pois seja o estilo musical que for uma coisa é certa, é um excelente trabalho que merece muito ser escutado.
ALTAMENTE RECOMENDADO!!!
Musicians:
Arjen Lucassen / guitars, mandolin, bass, Minimoog, Mellotron & keyboards Roland Bakker / Hammonds
Jack Pisters / sitar
Robby Valentine / pianos, synth solos on IIa, IIIa (disc 1) and IV (disc 2), mellotron on VIa (disc 2)
Ernö Olah / violins
Clive Nolan / synth solos on Vc (disc one)
Rene Merkelbach / synth solos on V (disc one) and VII (disc 2), harpsichord on II (disc 2)
Tom Scherpenzeel / synth solos on Vc (disc 2)
Ed Warby / drums
Taco Kooistra / celli
Thijs van Leer / flute on IIIc, IV (disc 1) and II & III (disc 2)
Fish, Damien Wilson, Sharon Den Adel, Anneke van Giersbergen, Edwin Balogh, Arjen Lucassen, Jay van Feggelen, and Edward Reeker / vocals
Tracks:
CD 1:
01. Welcome to the new dimension (3:05)
02. Isis and Osiris (11:11)
a) Let the journey begin
b) The hall of Isis and Osiris
c) Strange constellations
03. Amazing flight (10:15)
a) Amazing flight in space
b) Stardance
c) Flying colours
04. Time beyond time (6:05)
05. The decision tree (we're alive) (6:24)
06. Tunnel of light (4:05)
07. Across the rainbow bridge (6:20)
CD 2:
01. The garden of emotions (9:40)
a) In the garden of emotions
b) Voices in the sky
c) The aggression factor
02. Valley of the queens (2:25)
03. The castle hall (5:49)
04. Tower of hope (4:54)
05. Cosmic fusion (7:27)
a) I soar on the breeze
b) Death's grunt
c) The passing of an eagle
06. The mirror maze (6:34)
a) Inside the mirror maze
b) Through the mirror
07. Evil devolution (6:31)
08. The two gates (6:28)
09. "Forever" of the stars (2:02)
10. Another time, another space (5:20)
LINK
"Welcome To The New Dimension"
"Isis and Osiris (Featuring Fish)"
"Amazing flight"
2 comentários:
Valeu Gustavo,
Outro grande post (ja tenho mas vale para aqueles q não conhecem) ótima namda, que quando do momento de criação equaciona bem a linguagem e combinação das notas, o resultado é simples, fechar os olhos e viajar....
abraços
Drachen
É isso aí meu irmão....
É um belo álbum que merece ser lembrado para quem já o conhece e uma oportunidade para apresentá-lo a quem nunca ouviu falar do Ayreon.....
Obrigado pelas palavras de incentivo.......
Volte sempre!!!!
Abraços,
Gustavo
Postar um comentário