Passado trinta anos desde o seu lançamento, o álbum "A" do Jethro Tull, ele continua tão atual como na época do seu lançamento, pois carrega uma batida rítmica diferente do que já havia sido produzido anteriormente e está bem eletrônico, o que muitos atribuem à entrada do bom tecladista Eddie Jobson que foi convidado especialmente para se agregar ao grupo para este trabalho.
A rigor pairam algumas historias sinistras a respeito deste álbum, pois se comenta que ele foi fruto de uma imposição da gravadora sobre Ian Anderson que deveria produzir um álbum solo, o que prontamente foi feito e batizado de "A", talvez de Anderson, quem sabe, como forma de protesto.
Mas histórias a parte e independente da fuga dos padrões Prog-Folk que banda sempre se norteou, eu particularmente gosto muito deste trabalho, pois está altamente variado, com uma boa ênfase nos teclados e guitarra, a voz e a flauta de Ian Anderson com o vigor de sempre e na medida certa, fazendo deste trabalho um bom motivo para escutá-lo.
A rigor esta nova fase do Jethro Tull, representa a maturidade da banda e o desejo de continuar na ativa, acompanhando a evolução dos novos movimentos musicais que eclodiam naquela época e de certo modo colocariam o rock progressivo em um ostracismo temporário que sera lentamente suprimido pelo surgimento de novas bandas com tendências progressivas (Marillion, IQ, Glass Hammer e tantas outras).
Até o mundo Metal se curvaria diante do encanto produzido pelo rock progressivo, fundindo dois estilos musicais bem ambíguos, mas com um resultado surpreendente e positivo com o surgimento dos movimentos Progmetal e do Symphonic Metal e bandas como Ayron, Avantasia, Epica e vários outros, surgiriam produzindo trabalhos com uma qualidade musical incrível.
Ian Anderson (flute, vocals)
Martin Barre (electric guitar)
Mark Craney (drums)
Dave Pegg (bass)
Guest Musicians:
Eddie Jobson (keyboards, electric violin)
James Duncan (child voice on "Batteries Not Included)
Track-list:
Track-list:
01 Crossfire 3:54
02 Fylingdale Flyer 4:36
03 Working John, Working Joe 5:04 04 Black Sunday 6:36
05 Protect and Survive 3:37
06 Batteries Not Included 3:53
07 Uniform 3:34
08 4.W.D. (Low Ratio) 3:42
09 The Pine Marten's Jig 3:28
10 And Further On 4:22
"Fylingdale Flyer"
"Protect and Survive"
Um comentário:
Eddie Jobson é creditado como músico convidado, mas aparece na capa como se fosse um integrante da banda... E ele, com seus teclados e o violino, dá um sabor bem especial no disco, que é um trabalho subestimado. É progressivo, sim, eu penso. Ian só toca violão em uma música(e não foi creditado isso na ficha técnica).
Faz tempo que não escuto o disco... Vamos ver se arrumo um tempo (rs).
Postar um comentário