Banda que surge de forma inusitada, o futuro AZIMUTH nasce juntamente com a inauguração de uma casa de espetáculos e cervejaria no Rio de Janeiro, o CANECÂO em 1970.
Formado por José Roberto Bertrami nos teclados, Alex Malheiros no baixo e Ivan Conti na bateria, na época cada um tinha sua própria banda fazendo um revezamento para animar a noite.
Logo estavam juntos e montaram a banda SELEÇÂO que tinha como objetivo fazer o público dançar, mas curiosamente ficavam todos sentados assistindo eles tocarem como se fosse a apresentação de um show.
Em 1973 com nome da banda modificado definitivamente para AZIMUTH por sugestão de Marcos Valle, lançam o álbum "O Fabuloso Fittipaldi" que era a trilha sonora do filme sobre a trajetória de Emerson Fittipaldi.
Daí para o sucesso foi um curto espaço de tempo, pois em 1974 quando foram contratados pela gravadora Philips, faziam os arranjos e a base musical para Raul Seixas, Erasmo Carlos, MPB-4, Gonzaguinha, Erlon Chaves, Tim Maia, Marcos Valle e vários outros que garantiam a presença deles nas rádios cariocas, mais precisamente as Rádios Tamoio e Mundial (em AM, olha que loucura) com a proporção de quatro em seis músicas tocadas.
Como tinham ( e têm até hoje) vida própria, traçaram seu rumo sem problemas algum, variando o gênero musical entre o samba, funk (o verdadeiro), Jazz-rock e até um pouco de rock progressivo que na década de 70 estava em seu auge.
Em 1975 eles gravaram a música "Melô da Cuíca", que acabou fazendo parte da trilha sonora da novela "Pedado Capital" da TV Globo pela gravadora Som Livre.
Esta música rendeu um convite para a participação deles no Festival de Jazz de Montreux tornando-os os primeiros brasileiros a serem convidados a participar daquele festival.
Esta música rendeu um convite para a participação deles no Festival de Jazz de Montreux tornando-os os primeiros brasileiros a serem convidados a participar daquele festival.
O sucesso foi tanto que logo em seguida Ella Fitzgerald pede a eles um arranjo especial para uma música que seria colocada em seu próximo trabalho.
Flora Purim que coincidentemente naquele ano havia ganho o prêmio de "Melhor Cantora de Jazz dos EUA" contrata a banda para acompanhá-la em sua turnê por todos os EUA.
Resumindo são vinte e sete álbuns gravados até hoje e eles são simplesmente idolatrados nos EUA e Inglaterra com praticamente toda a discografia a disposição do público.
Resolvi postar este álbum, pois ele traz a música "Na linha do Horizonte" que fez parte da trilha sonora da novela "Cuca Legal" da TV Globo.
Set-List:
01. Linha do Horizonte
02. Melô dos Dois Bicudos
03. Brazil04. Faça de Conta
05. Caça a Raposa
06. Estrada dos Deuses
07. Esperando Minha Vez
08. Montreal City
09. Manhã
10. Periscópio
"Linha do Horizonte"
No vídeo abaixo temos a Melô da Cuíca que impulsionou definitivamente a carreira do Azimuth.
"Melô da Cuíca"
2 comentários:
show de bola, pena que o brasileiro na maioria é imbecil e não curte rock progressivo. so curtem o maldito funk lixo fonico.
se o brasil fosse colonizado por ingles iamos ser uma potencia mundial em musica e estilo de vida, não teria tanto favelado e safado.
viva o rock progressivo
É isso aí meu irmão,
E tem mais gente boa do Brasil como Eumir Deodato, Airto Moreira, Sergio Mendes e mais alguns outros que são considerados Deuses da música por onde passam e aquí são ilustres desconhecidos......
Como você disse, faz parte da péssima colonização que tivemos.....
Volte sempre!!!
Abraços,
Gustavo
PS: o link foi removido pelo DMCC....
Postar um comentário