Esta será a ultima postagem do ano e, portanto vale um balanço geral de tudo que aconteceu aqui no blog, com seus erros e acertos, mas acima de tudo, por ter reunido algumas figuras sensacionais que não só frequentaram a casa, mas que principalmente, colaboram com suas opiniões e experiências, o que com certeza, me impulsionou e me motivou a manter este ponto de encontro.
Não foi um ano com muitas postagens (65 com esta), mas acredito que tenha sido um ano mais rico musicalmente do que nos anos anteriores, pois a falta de tempo para pensar e escrever algo digno de ser publicado, me obrigou a selecionar melhor os assuntos para que nos raros momentos disponíveis eu pudesse disponibilizar algo realmente válido.
As bandas Yes e Genesis impulsionaram os maiores debates aqui no blog e, portanto como ultima resenha do ano, apresento um bootleg do Genesis, sem a presença de Peter Gabriel, mas que tem seu valor, pois representa um momento de transição de um dos maiores ícones do rock progressivo.
Muito se comentou sobre a atuação de Phil Collins (amado por uns, odiado por outros) na música, “Supper’s Ready”, que é para mim a obra máxima da banda, que com pouco tempo, perdeu a condição de ser apenas uma simples criação, e passou a ser uma entidade musical, com vida própria, acima do bem e do mal.
Eu mesmo há algum tempo atrás, comentei que nem “Phil Collins”, conseguiu deturpar a sua essência, pois ela não permite colocar-se na mão de aventureiros, mas em compensação, ela pode ser muito generosa com quem a trata com respeito, e isto eu vi de bem de perto com a banda “By the Pound” em março de 2012, quando de sua apresentação no Rio de Janeiro.
Executar uma música como esta, é um desafio titânico que poucos ousaram a fazê-lo, portanto minha admiração por esta jovem banda de Belo Horizonte é muito grande, pois além do talento, eles doaram suas almas para incorporar toda a magia que música do Genesis proporciona e para mim, esta banda foi o ponto alto de 2012.
Assim como, os rapazes do “By The Pound”, que tiveram humildade e respeito por ela, Phil Collins que de bobo não tem nada, fez o mesmo e nos presenteou com uma bela interpretação, que nesta mesma época eu assisti no Maracanãzinho, Rio de Janeiro e assim como todos que estavam lã, hipnotizado fiquei por tamanha grandeza e atração.
Este bootleg, “Just A Pool Of Tears”, foi gravado em 1977 em Vancouver, Canada e tem praticamente o mesmo set-list dos shows de São Paulo e do Rio de janeiro, já postados anteriormente aqui no blog.
A falta que Peter Gabriel faz, é notória e indiscutível, mas entendo que por pelo menos uns três anos, o Genesis, com muita dignidade resistiu a esta falta e a de Steve Hackett que saiu uns dois anos depois, sucumbindo finalmente no início dos anos oitenta, pois os ventos musicais que sopraram nesta época, fizeram o barco afundar de vez.
Aproveito também nesta confusa e desconexa resenha, para agradecer do fundo do meu coração, ao Carlos (The Ancient), ao Dead (o lobo mais pirado da net), ao Roderick Verden (o Lorde), ao Luciano (sem alcunha) e a todos os internautas que anonimamente dedicaram um tempo precioso de suas vidas em acompanhar as loucuras e devaneios que escrevi durante este ano, portanto amigo só resta agradecer muito a todos pela audiência, mas principalmente pela paciência, compreensão e carinho que tiveram aqui com o “velhinho”.
UM 2013 FANTÁSTICO A TODOS!!!!
Mike Rutherford,
Tony Banks,
Phil Collins,
Steve Hackett,
Chester Thompson.
Tracks:
Disc 1
01. Squonk
02. One For The Vine
03. Robbery Assault & Battery
04. Your Own Special Way
05. Fifth Of Fifth
06. Carpet Crawl
07. In That Quiet Earth
08. Afterglow
09. I Know What I Like
Disc 2
01. Eleventh Earl Of Mar
02. Supper's Ready
03. Dance On A Volcano
04. Los Endos
05. Lamb Lies Down On Broadway
06. The Musical Box (Closing Section)
LINK
Tracks:
Disc 1
01. Squonk
02. One For The Vine
03. Robbery Assault & Battery
04. Your Own Special Way
05. Fifth Of Fifth
06. Carpet Crawl
07. In That Quiet Earth
08. Afterglow
09. I Know What I Like
Disc 2
01. Eleventh Earl Of Mar
02. Supper's Ready
03. Dance On A Volcano
04. Los Endos
05. Lamb Lies Down On Broadway
06. The Musical Box (Closing Section)
LINK
DEPOIMENTOS:
- Muito Obrigado, pelos grandes sons que compartilhou conosco...Grande ano!
- Anônimo2 de janeiro de 2013 14:51Grande Gustavo,
Um excelente ano novo para você e para todos os navegantes do blog, com muitas realizações!
Belo review! Tenho um apreço especial para os dois primeiros discos pós Peter Gabriel - A trick of the tail (76) e wind and wuthering (dezembro/76). Pra mim a banda manteve muito bem o nível nesses dois trabalhos! Até já dei um toque num dos músicos do By The Pound e sugeri que eles tocassem material desses dois discos! Seria bacana poder ouvir uma Robbery Assaut And bathery, One For the vine, Squonk, Los Endos e mais algumas desses dois trabalhos pelo By The Pound!
Gustavo, você mora no Rio? Em SP capital existem duas bandas covers do Genesis se não me engano! O Genesis live e uma outra! Dizem ser muito boas!
Grande abraço!
Luciano - Caríssimos companheiros do Buteco do Mano Véio....
Esse ano que se passou, não discutimos apenas música....Isso seria muito pouco pela grandeza deste blog e de seus navegantes....
Nós utilizamos os posts do Mano Véio como preciosos ganchos para discutir acima de tudo comportamento, tendências e cultura...Isso é muito mais importante e profundo do que um simples download...
O espaço que o Mano Véio reserva para nós, é um patrimônio virtual adquirido, e o Blog se transformou no mais simpático buteco da Net.....
Hoje é nossa parada obrigatória e já faz parte da nossa rotina!!!! Todo mundo quer saber o que o Mano Véio vai postar, só pra abrir uma nova e altíssima discussão filosófica....
Faço votos a todos que ainda não tiveram o prazer de beber conosco, que façam uma parada e nos brinde com suas presenças, porque tenho certeza, não será uma, mas a primeira de muitas rodadas......
Um grande ano para todos, e até o próximo post....
ABRAÇO....FORÇA.....SUCESSO!!!!
THE ANCIENT - O Mano Véio vive que nem eu...............com cada pé em uma cidade.............. Por sorte nem ele e nem eu viramos Consultores da qualidade, Publicitários ou Auditores do sistema ISO!!!!!!!!!!!!
The Ancient! - Não discuto mais Genesis,ponto.
Não discuto mais Yes.
Daqui pra frente dou minha opinião pra quem quiser, posso até não saber muito mas sei o suficiente pra mim e isso me ajuda a distinguir bom de ótimo, gênios de normais, e verdadeiros de falsos. Aprendi nesse periodo de net que aqui dentro é pior que aqui fora, nossa como os avatares transformam as pessoas, e garanto que os que me conhecem pessoalmente não se assustam em nada prq sou o mesmo, brincando qdo possível, mas sofrido ultimamente com eventos que compartilho com poucos e que se fosse externar seria sim um poço de ódio e lamúrias, mas não, usei o covil como diz o Aponcho pra fazer amigos e passeei em conversas alheias pra aumentar esse nº e peneirar o que não presta. Sempre fui assim, e me lixo se gostam ou não, só de uma coisa não posso ser acusado: de falso.
Que infelizmente é o que mais tem na net, basta uma contrariedade que surgem as garras e depois o resto do monstro aflora.
Mas apesar disso, existe vida inteligente, e não só isso, amizade verdadeira entre desconhecidos que passam a fazer falta qdo se afastam.
Qto aprendi e qto ainda tenho de caminhar, mas que bom, ouvindo boa música, mesmo que tenha de suportar o anão maldito (segredo heim! qdo vieram ao brasil e a som livre lançou aquela bolacha, uma namorada me deu de presente depois de irmos ao show, e ouvi muito até gastar, pronto, contei , que merda!!!!!) ou um Pat Moraz ao invés do Wakemam, ele que de tão chato não conseguiu nem o Vímana como banda de apoio pra tocar no pais em 70 e la vai fumaça.
Bem, demorei pra vir aqui, tava sim curando feridas de lutas recentes, e agora que estou mais aliviado pude daqui corresponder-me com alguns que prezo ao mesmo tempo, sem precisar especificar.
Valeu Gustavo, posta mesmo e dê opinião, que quero mais é debater e ver no que vai dar, e o Ancient que venha....rs
Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como sempre, uma ótima resenha, e você continua com a gentileza , que lhe é habitual.
Muito obrigado por nos apresentar tanto som bom e pela sua consideração pelos navegantes, como eu.
Um ótimo 2013 para você e para os frequentadores deste egrégio blog!